quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Caso Branco ou Tinto

Esse vai ser o mais longo de todos até aqui. A banda fez parte da Volume e Espaço Cubo durante quase um ano. Era a banda mais visada e elogiada por eles, enquanto faziam parte do tal coletivo.

Não sabemos com detalhes o motivo, mas no dia 29 de
março o Branco ou Tinto anunciou sua saída da Volume (Espaço Cubo) em seu blog, e ali começaria uma perseguissão que já dura meses. Até onde sabemos, foi pelos mesmos motivos de sempre, repressão, coação, etc, etc, etc.

Nota do Branco ou Tinto sobre a saída da Volume:

Nessa época, o Branco ou Tinto tinha duas apresentações em festivais já confirmadas. Uma no PMW em Palmas e outra no TACABOCANOCD em Goiânia. Tudo estava confirmado e a banda conseguiu articular os festivais por méritos próprios. Tudo foi inclusive anunciado no blog da Volume (ou digite no Gloogle: Branco ou Tinto Tacabocanocd):

Logo depois do Branco ou Tinto anunciar sua saída do casting, o blog da Volume publica uma nota falando que a Rhox vai ao festival TacabocanoCD, e não mais o Branco ou Tinto. Sim, pelo fato da banda ter deixado o Espaço Cubo, foi lhes tirado o direito de ir ao festival que já estava confirmado e conseguiram por seus próprios méritos.

Veja a nota:

Ainda não acabou. Tentaram tirar o Branco ou Tinto do PMW também, ameaçando o organizador do festival, dizendo que se levasse o Branco ou Tinto pra tocar, nunca mais nenhuma banda de Palmas colocaria os pés em Cuiabá.

O organizador do festival mostrou ser um homem de bem e não aceitou as ameaças, Branco ou Tinto tocou no festiva e foi considerado por muitos (dentro da comunidade do PMW no orkut) uma das melhores bandas do festival.

Isso de alguma forma incomodou a Volume e Espaço Cubo. Logo depois da banda ter se apresentado no festival, retornou pra Cuiabá e mais uma surpresa esperava por eles. Trata-se de mais ataques.

A Volume Distribuição lançou um blog e uma das primeiras notas do mesmo, serviu para atacar o Branco ou Tinto. Falaram mal do figurino, da performance, deram várias indiretas e mais uma vez, nos comentários, usaram palavras de baixíssimo escalão chegando inclusive a atacar fãs da banda que não tinham nada a ver com a história.

A nota:

Os comentários:


Você acha que eles pararam por aí? Não.

Branco ou Tinto tentou realizar um evento, onde traria uma banda de Goiânia que faz parte da Fósforo Cultural, instituição que tem parceria e ligação com o Espaço Cubo.

A banda negou vir tocar no evento alegando que tinham medo de aceitar o convite e depois nunca mais tocarem nos eventos do Espaço Cubo.

Será que ainda vivemos na ditadura?



O caso das comunidades do orkut

Depois que tudo isso aconteceu, chegamos no caso mais recente, o das comunidades do Orkut.

Mais uma vez, queremos deixar bem claro que não estamos apoiando ou defendendo a atitude do Wellington, vocalista e guitarrista do Branco ou Tinto.

Mas não podemos aceitar tudo oque foi espalhado sobre ele na internet, difamação e mentiras

Para começar, as comunidades realmente estavam sem dono. O perfil de Pablo Capilé, que era dono das comunidaes, foi excluído pelo google. Automaticamente, todas as comunidades ficaram sem dono, e aqui está a prova.

Esta comunidade pertencia a Pablo Capilé e até alguns dias atrás ainda estava sem dono:

Sim, Wellington viu que as comunidades estavam sem dono e tomou posse das mesmas. Mas como todos sabem, comunidade sem dono no orkut, é de quem chegar primeiro, não existe lei que ampare direitos autorais de uma comunidade de orkut.

Muitos reprovaram a atitude dele, mas aí eu pergunto a vocês:

Diante de toda perseguição que a banda dele sofreu, será mesmo que ele não tinha razão de tudo isso?

Tudo bem, se ele tinha razão ou não, não vem ao caso. Oque vem ao caso é o seguinte, mesmo depois de Wellington ter devolvido as comunidades, depois que eles se garantiram que estava tudo seguro, atacaram mais uma vez.

Lançaram uma nota no blog da Volume e um tópico na comunidade, voltado exclusivamente para difamar e chingar Wellington.

Na nota, acusaram Wellington de roubo, oque não é verdade, já que as comunidades estavam sem dono.

Mais uma vez, deixamos bem claro, não queremos defender a atitude do Wellington, mas não concordamos com o que o Espaço Cubo e Volume fizeram mais uma vez. Difamaram o nome de uma pessoa pelos quatro cantos da internet, ofenderam, coagiram, etc, etc, etc.

Falaram que chamaram a polícia para repreender Wellington por ele ter "roubado" as comunidades, mas quem verdadeiramente chamou a polícia, foi Wellington, pois 8 integrantes do Espaço Cubo e Volume foram até a porta de sua casa ameaçá-lo.

Enfim, muita mentira foi dita e mais uma vez, os integrantes do Espaço Cubo e Volume pegaram pesado, incitaram a violência, difamaram, chingaram e aqui estão todas as provas.

A nota:

Os Comentários:


Como se tudo isso aí não bastasse, criaram um tópico na comunidade Festival Calango, a qual foi devolvida por Wellington, intitulado "Wellingon é um prego".

Coisas absurdas foram ditas, como vocês podem perceber abaixo. Todas essas pessoas que comentaram fazem parte da Volume e Espaço Cubo ou algum dia já tiveram ligação com eles.

Comentários na comunidade Festival Calango, "Wellington é um prego":

Isso não é nem metade dos comentários que foram postados na comunidade do Festival Calango. Infelizmente não conseguimos salvar tudo, pois quando fomos terminar de salvar, misteriosamente o tópico desapareceu, foi apagado.

Incitaram a violência sim, e aqui está a prova. Ataques feitos diretamente à banda por um dos membros:
Essa garota, espalhou diversas mensagens pelo orkut pedindo para as pessoas denunciarem o perfil de Wellington para que o mesmo fosse excluído pelo Google. Misteriosamente, tanto o perfil de Wellington, quanto de sua banda, foram excluídos.

Depois de todo esse auê do Espaço Cubo e Volume, Wellington se pronunciou de maneira educada, respeitosa e mostrou verdadeiramente que oque fez, foi um ato político que desencadeou uma série de discuções dentro da Cultura de Cuiabá.

Sua carta resposta foi publicada no blog da banda, no blog da OCT e no site Meu Palco.

Abaixo está a carta de Wellington:
No blog da OCT eles não se manifestaram. Mas essa mesma carta foi publicada no site Meu Palco, e lá sim, alguns integrantes se manifestaram e atacaram.

Veja:

E depois de tudo isso, eles ainda tem coragem de dizer que estão construindo uma cena solidária e democrática. Posso com isso?

Tá achando que acabou? Pasmem! Ainda não.

Minha conclusão sobre esse fato, é que seja lá qual tenha sido a intensão de Wellington, ele fez algo que deu coragem para mais pessoas falarem tudo oque estava engasgado, inclusive eu.

Notaram que a carta de Wellington foi publicada no Blog da OCT também, pois bem, aqui começa mais uma perseguição do Cubo.